terça-feira, 4 de setembro de 2012

Tudo Muda

"muda o superficial
 muda também o profundo
 muda o modo de pensar
 muda tudo neste mundo..."
              ( Tudo Cambia - Mercedes Sosa)


  • Ciclo de bananeira: para tratamento de água cinzas (cozinha, xixi, tanque). Em 2010 recebia esgoto apenas da cozinha de uma família com 3 pessoas. Hoje trata o esgoto de duas famílias completando 8 pessoas.

2010

                                                                         2012

       O pneu ficou pequeno para a Sangra d´água que tanto cresceu. Hoje ela está com 6 metros e ajuda os pequeninos a comer amoras na primavera. Além do Marcelo que se estica todo!

  • Galpão do espaço: o galpão foi construído primeiro para acomodar as atividades (yoga, violão, cine-Liberta, etc.). Para girarmos a energia que aqui mudou, metade do galpão deu espaço para horta e biblioteca.

2010
2012


  A horta funciona com a terra da compostagem de nossos alimentos ( e dos vizinhos também), dá igual o Chuchu da cerca que está crescendo e alimenta mais famílias além da nossa. Sem falar das galinhas clandestinas, passarinhos e roedores.
   A biblioteca funciona livremente, você leva e devolve quando terminar, trás livros para rodar para outras pessoas. Abre todos os dias, fecha quando vamos dormir e abre quando acordamos.


    Galinhas: é um grande prazer dividir moradia com esta família de galináceos. Além de nos ensinar o amor maior (com suas invasões à horta, à casa, suas brigas, etc), nos dão momentos de muitas risadas, além de ovos e pintinhos para amar e cocô para compostagem. Esses quatro foram doados ao espaço tendo cada um uma história diferente. Peteca é manca e estava prestes a morrer, o Galão estava nas rinhas de briga, Mixirica e Tude logo iriam para a panela e o pequeno Ping-Pong nasceu aqui no quintal com muito carinho de nós todos.

Peteca, Mixirica e Galão

                                                             Tude e o pintinho Ping-Pong


  • Cozinha: a cozinha foi construída sobre ruínas de uma casa. O forno hoje já faz pães e bolos, o fogão a lenha nos alimenta com a energia do fogo para nossos cafés, almoços, jantares e reflexões, além de retirar madeira descartada pelos moradores do bairro.



       

       
2010




          

                                                                                     2012 


  • Banheiro: dois anos de funcionamento o banheiro hoje é também nossa biblioteca-sanitária, e um dos espaços mais confortáveis daqui. Nele tomamos banho e esvaziamos nossos pensamentos (rs!). A mãezinha agradece, nossas fezes não contaminam os lençóis freáticos do bairro e o xixi alimenta o ciclo de bananeiras que nos fornece sombra e cachos de banana. Venha comprovar que realmente dá certo além de provar de uma vez por todas que banheiro seco NÃO FEDE!! VIVA A VIDA!

2010

                                                                                                   

                       
2012

   Venha nos ver de vez em quando!!!! estamos mais do que vivos.


Um comentário: